Rua do Prior, 41: Lotta Continua, a Revolução dos Cravos e o uso do passado no cinema documentário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48487/pdh.2022.n14.28222

Palavras-chave:

Cinema, Cinema, Lotta Continua, Lotta Continua, Memória, Memória, Revolução dos Cravos, Revolução dos Cravos, Usos do passado, Usos do passado

Resumo

A partir do filme Rua do Prior 41, de Lorenzo d’Amico de Carvalho, os autores dialogam sobre as possibilidades de representação da Revolução dos Cravos de abril 1974 e sobre o uso da memória. Cruzando os olhares sobre o interesse historiográfico, o uso da imagem, a criação e a divulgação por meio do teatro e do cinema, Strippoli e d’Amico falam sobre a relação entre os documentos de arquivo, a literatura e a mise en scène para uma aproximação à história do maior grupo de esquerda extraparlamentar italiana dos anos setenta, Lotta Continua, e da sua ligação à Revolução de Abril e ao “Sessenta-Oito”. Este texto apresenta o filme e oferece uma interpretação da relação entre história da revolução, memória dos protagonistas e visualidade do passado.

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

Carvalho, L. d’Amico de ., & Strippoli, G. (2022). Rua do Prior, 41: Lotta Continua, a Revolução dos Cravos e o uso do passado no cinema documentário. Práticas Da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, (14), 201–208. https://doi.org/10.48487/pdh.2022.n14.28222

Edição

Secção

Outros Ensaios