Práticas de Humanidades Digitais em ensino de História com o software Inkscape

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48487/pdh.2022.n14.28205

Palavras-chave:

Inkscape, Wikipédia, Oficinas pedagógicas

Resumo

O presente artigo consiste em um relato de experiência sobre o uso do Inkscape na prática didática do ensino básico e superior. Em um cenário educacional marcado pela tecnofobia, o Inkscape se constitui em um recurso viável para diversos cenários sócio-econômicos, pois trata-se de uma licença livre e de código aberto. A partir da experiência de docência no ensino superior e as possibilidades abertas pelos editais de Pesquisa e de Extensão, foi possível ampliar o escopo inicial de atividades com o software. Em um primeiro momento, foi preciso utilizar metodologias específicas (oficinas pedagógicas) para o treinamento do software, objetivando o compartilhamento de experiências em vez de transmissão de conteúdos. Posteriormente, tratou-se da apropriação, da edição e do manejo de mapas provenientes da Wikipédia, com objetivo de criar um banco de dados próprio visando a modelagem da informação enciclopedista a uma literacia capaz de criar design gráfico e narrativa visual no desenvolvimento de linguagens diferentes do texto escrito e linear.

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Publicado

2023-04-19

Como Citar

Torcato, C. (2023). Práticas de Humanidades Digitais em ensino de História com o software Inkscape. Práticas Da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, (14), 89–115. https://doi.org/10.48487/pdh.2022.n14.28205

Edição

Secção

Artigos