Humanidades Digitais na teoria e prática da História (fechada)

File:Used Punchcard (5151286161).jpg

Pete Birkinshaw from Manchester, UK, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons

Editores convidados:

Daniel Alves (IHC, NOVA-FCSH)

Eric Brasil (IHL, UNILAB)

 

NOVO PRAZO - Dezembro 2021

Já se passaram 30 anos desde que o historiador inglês Robert John Morris, em um artigo intitulado “History and Computing: Expansion and Achievements”, falou sobre uma visão de futuro “na qual nenhum historiador poderia operar sem ser versado em computadores”. Em 1991, ele fez uma avaliação da última década afirmando que “houve uma revolução qualitativa e quantitativa na relação entre história e computação”. Ele estava obviamente imbuído de um entusiasmo natural pelas novidades e potencialidades que então se abriram na relação entre o mundo digital e a construção do conhecimento histórico. Tendo em vista a consolidação progressiva do campo das Humanidades Digitais, que em parte incorporou denominações como “História e Computação” e “História Digital”, parece-nos relevante uma reflexão teórica sobre a teoria, prática e epistemologia da História na era digital. A escrita da História e o trabalho do historiador foram profundamente transformados? Os métodos da História diversificaram-se e expandiram-se com a maior interdisciplinaridade subjacente às Humanidades Digitais? Que novas interações podemos ver entre Humanidades Digitais e História? Em que medida as Humanidades Digitais podem influenciar a maneira como olhamos e usamos o passado, bem como a(s) memória(s) que construímos a partir dele? As Humanidades Digitais têm potencial para quebrar barreiras nacionais, linguísticas e até académicas no campo da História? Ou reforçarão o elitismo, as desigualdades e as hierarquias?

Estamos interessados em propostas que foquem abordagens teóricas e reflexões sobre o impacto, a relação e os diálogos entre as Humanidades Digitais e o campo historiográfico. Convidamos submissões que discutam ou incorporem, entre outros, os seguintes temas:

  • Avaliação crítica de fontes e metadados no mundo digital
  • Críticas e limitações das humanidades digitais
  • Arquivos digitais e património digital
  • Humanidades digitais, história e interdisciplinaridade
  • Impactos na historiografia
  • Impactos na escrita da história
  • Impactos na hermenêutica e teoria da história
  • Debates sobre o uso da leitura distante para investigações históricas
  • História pública, usos do passado e memória na era digital
  • Reflexões sobre a rede mundial de computadores, plataformas de mídia social e documentos natos digitais como um problema histórico
  • Linguagens de programação, softwares, aplicativos e algoritmos na intersecção entre teoria e metodologia
  • Experiências de ensino de história e formação de professores em Humanidades Digitais: reflexões sobre a prática pedagógica como ato de construção do conhecimento histórico

Apelamos às propostas de investigadores/as de todos as disciplinas das humanidades que se enquadrem neste âmbito. As propostas para publicação devem ser submetidas até 10 de Dezembro de 2021. Apenas os artigos e ensaios submetidos de acordo com as normas de submissão da revista serão considerados.