O Historiador Disciplinado: “Virtude Epistémica”, “Persona Académica” e práticas de subjectivação. Uma proposta para o estudo da historiografia profissional brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48487/pdh.2016.n2.23297

Palavras-chave:

virtudes epistémicas, persona académica, subjectivação, Historiografia brasileira

Resumo

Este artigo aborda aspectos teóricos levantados pelo estudo da historiografia profissional brasileira através dos conceitos de “virtude epistémica” e “persona académica” propostos por Herman Paul. A transição da Europa Ocidental do séc. XIX para o Brasil de finais do séc. XX, ou para qualquer outra situação histórica, pode revelar-se problemática se se assumir que estesconceitos servem para explicar apenas uma situação histórica específica. Procuro resolver esses problemas situando ambos osconceitos relativamente a um horizonte mais vasto, o da prática de subjectivação. Neste sentido, as constelações de virtudesepistémicas e todo o conjunto de práticas relacionadas com a identidade académica devem ser entendidos como instâncias de jogos de poder mais abrangentes, os quais estabelecem as normas que governam um campo específico.

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

Munhoz Ohara, J. R. (2016). O Historiador Disciplinado: “Virtude Epistémica”, “Persona Académica” e práticas de subjectivação. Uma proposta para o estudo da historiografia profissional brasileira. Práticas Da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, (2), 39–56. https://doi.org/10.48487/pdh.2016.n2.23297

Edição

Secção

Artigos