O Historiador Disciplinado: “Virtude Epistémica”, “Persona Académica” e práticas de subjectivação. Uma proposta para o estudo da historiografia profissional brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48487/pdh.2016.n2.23297

Palavras-chave:

virtudes epistémicas, persona académica, subjectivação, Historiografia brasileira

Resumo

Este artigo aborda aspectos teóricos levantados pelo estudo da historiografia profissional brasileira através dos conceitos de “virtude epistémica” e “persona académica” propostos por Herman Paul. A transição da Europa Ocidental do séc. XIX para o Brasil de finais do séc. XX, ou para qualquer outra situação histórica, pode revelar-se problemática se se assumir que estesconceitos servem para explicar apenas uma situação histórica específica. Procuro resolver esses problemas situando ambos osconceitos relativamente a um horizonte mais vasto, o da prática de subjectivação. Neste sentido, as constelações de virtudesepistémicas e todo o conjunto de práticas relacionadas com a identidade académica devem ser entendidos como instâncias de jogos de poder mais abrangentes, os quais estabelecem as normas que governam um campo específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

Ohara, J. R. M. . (2016). O Historiador Disciplinado: “Virtude Epistémica”, “Persona Académica” e práticas de subjectivação. Uma proposta para o estudo da historiografia profissional brasileira. Práticas Da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, (2), 39–56. https://doi.org/10.48487/pdh.2016.n2.23297

Edição

Secção

Artigos