Simulações e Simulacros: A História nos Videojogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48487/pdh.2017.n5.22580

Palavras-chave:

videojogos, história, simulação histórica

Resumo

Os videojogos históricos não são apenas entretenimento, mas um negócio enorme. Provas circunstanciais sugerem que o sucesso mundial de jogos de fantasia como The Elder Scrolls V: Skyrim e World of Warcraft estimularam uma renovada vaga de interesse pelos programas académicos de estudos medievais, tanto a nível de licenciaturas como de mestrados e doutoramentos. Contudo, e apesar de alguns trabalhos notáveis em torno da capacidade destes jogos de ensinar história, uma questão mais importante tem sido ignorada: que tipo de história podem ensinar? Este artigo usa o conceito de simulação para questionar os modos como os videojogos se relacionam com a história, começando por argumentar que a história é em si mesma um modelo, para depois afirmar que muitos videojogos oferecem na realidade uma espécie de simulação que propicia o pensamento histórico.

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Elliott, A. B. R. . (2017). Simulações e Simulacros: A História nos Videojogos. Práticas Da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, (5), 11–41. https://doi.org/10.48487/pdh.2017.n5.22580

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Artigos