Música, arte, ciência e descolonização da História: mesa-redonda sobre a obra Beyond Reason: Postcolonial Theory and the Social Sciences (2021), de Sanjay Seth
DOI:
https://doi.org/10.48487/pdh.2024.n18.37857Resumo
Com o intuito de disseminar a estimulante discussão realizada em maio de 2023, ocorrida no âmbito das atividades do Festival Imaterial, em Évora, a revista Práticas da História traz para suas páginas o debate ocorrido durante a conferência “Música, arte, ciência e a descolonização da história”. A atividade foi moderada por Luís Trindade (Universidade de Coimbra), e contou com a fala do historiador Sanjay Seth (Goldsmiths College, Universidade de Londres). Seguindo-se a esta fala, intervieram o musicólogo João Pedro Cachopo (Investigador no CESEM/IN2PAST) e a historiadora da arte Mariana Pinto dos Santos (Investigadora no IHA/IN2PAST).
O/a leitor/a vai encontrar uma série de reflexões que Seth, instigado por Luís Trindade (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST), promoveu a partir do seu livro Beyond Reason: Postcolonial Theory and the Social Sciences. A sua discussão centrou-se nos códigos da História e em como a disciplina pode aprender com a arte e a música, e vice-versa.
Na sua intervenção, Seth enfatiza as várias formas de entender o que pode ser investigado em cada uma destas disciplinas, com Cachopo e Santo a entrarem em diálogo nas suas intervenções. Estas discussões giram ao redor de concepções sobre o passado que estabelecem parâmetros de avaliação com o tempo, com o que está vivo ou não e, consequentemente, o que faz parte do presente ou que potencialmente deixou de existir.