A musealização de um acervo fotográfico da Parada Livre: reflexões sobre gestão compartilhada do patrimônio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48487/pdh.2024.n19.35919

Palavras-chave:

museologia social, museologia LGBT , gestão compartilhada, nuances, coleção fotográfica

Resumo

Estudo de caso da produção de memórias apoiadas em fo­tografias do coletivo nuances (grafia em minúscula do nome é uma escolha do coletivo) – Grupo pela Livre Expressão Sex­ual – organização da sociedade civil que luta pelos direitos humanos e civis da população LGBT+. Desde 2019, o curso de bacharelado em Museologia e o programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuam com o nuances, se apropriando da museologia aplicada como meio de diálogo com a sociedade. O recorte são os registros das Paradas Livres considerados teste­munhos de uma história esquecida nas narrativas hegemônicas da cidade de Porto Alegre, mas que compõe um conjunto de lutas sociais do Brasil. O trabalho envolveu a realização de roda de memória, a partir da metodologia da história oral. Propõe-se, assim, uma análise do processo metodológico, com­preendendo a musealização como estratégia de mobilização da consciência coletiva.

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Publicado

2025-03-17

Como Citar

Faria, A. C. G. de, Silva, A. C. F. da, Aguiar, M. E. B. H. de, & Giovnaz, M. M. (2025). A musealização de um acervo fotográfico da Parada Livre: reflexões sobre gestão compartilhada do patrimônio. Práticas Da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, (19), 217–248. https://doi.org/10.48487/pdh.2024.n19.35919

Edição

Secção

Artigos