Cultura mediática e manuais escolares: o lugar das revistas de história brasileiras e portuguesas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48487/pdh.2023.n17.33302

Palavras-chave:

revistas, memória histórica, ensino da história, manuais escolares, cultura mediática

Resumo

Este estudo discute as revistas de história portuguesas e brasileiras em circulação nos últimos 20 anos. Entendendo as revistas de história como potenciais produtos mediáticos educativos, que elementos as distinguem numa perspetiva dialógica com os conceitos e significados dos manuais? Neste artigo procuramos compreender as revistas de história em Portugal, identificando a sua finalidade pedagógica, para além do seu sentido de divulgação do conhecimento histórico e dos seus interesses comerciais. Pretendemos levantar questões a partir de uma visão panorâmica dos projectos editoriais portugueses em circulação na atualidade. Para tanto, utilizaremos como referência os casos brasileiros, tanto pelas contribuições teóricas já consolidadas em torno do tema quanto pelos potenciais diálogos culturais em língua portuguesa nos campos editorial e da produção historiográfica. Que relação ou distinção se pode estabelecer entre esses impressos e os manuais escolares? Busca-se, assim, analisar a existência de estratégias para atender às necessidades do ensino de história, dos currículos oficiais e do público leitor idealmente formado por profissionais da educação.

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Publicado

2024-03-06

Como Citar

Serrano, G. de A., & Dias, D. (2024). Cultura mediática e manuais escolares: o lugar das revistas de história brasileiras e portuguesas. Práticas Da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, (17), 183–217. https://doi.org/10.48487/pdh.2023.n17.33302

Edição

Secção

Artigos