A imagem e representação do colonialismo no manual de história do PAIGC de 1974

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48487/pdh.2023.n17.33186

Palavras-chave:

manuais, história, PAIGC, colonialismo, Guiné, Cabo Verde

Resumo

Nas últimas décadas, os manuais escolares têm sido objeto de um intenso debate académico em todo o mundo. Principalmente em torno do seu papel na transmissão de conteúdos e conhecimentos educativos.
Este artigo analisa a imagem e a representação do colonialismo europeu ocidental e do colonialismo português, stricto sensu, no manual História da Guiné e Ilhas de Cabo Verde, publicado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Ilhas de Cabo Verde (PAIGC) em 1974.
Na ânsia de desafiar e contestar a lógica colonial e o domínio português na Guiné (Bissau), o PAIGC investiu, praticamente desde o início da luta armada de libertação nacional, num ensino cujo objetivo primordial era excluir a reprodução da mentalidade colonial através da publicação de manuais com novos conteúdos. O objetivo era desconstruir um certo passado colonial “glorioso”, desafiar o imperialismo europeu e construir uma nova narrativa baseada em novos atores e protagonistas da história e do discurso.

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Publicado

2024-03-06

Como Citar

Sousa, J. S. (2024). A imagem e representação do colonialismo no manual de história do PAIGC de 1974. Práticas Da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, (17), 25–44. https://doi.org/10.48487/pdh.2023.n17.33186

Edição

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Artigos