Representações de Portugal nos manuais de ensino primário cabo-verdiano (1975-1990)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48487/pdh.2023.n17.33132

Palavras-chave:

Cabo Verde, independência, manuais escolares, sistema educativo colonial, representações sociais, PAIGC

Resumo

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) projetava edificar um novo sistema educativo, combatendo os legados coloniais. Uma análise de conteúdo a dez manuais do ensino primário adotados em Cabo Verde entre 1975 e 1990 sobre como representavam Portugal, constitui relevante ângulo para se averiguar o cumprimento deste desiderato.
Nos manuais de leitura adotados em 1975 nota-se ausência de referência a Portugal como ex colonizador. No manual de história do mesmo período os portugueses são caracterizados como povos que cometeram “crimes contra a dignidade da pessoa humana”, que “não respeitaram o nosso povo”, e autores de “exploração bárbara”.
Nos manuais de início de 1980, verifica-se raras incidências sobre a colonização. Destaca-se a aproximação dos valores históricos e culturais de Cabo Verde a Portugal, em estreito paralelismo com os interesses diplomáticos e de cooperação com Portugal.

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Publicado

2024-03-06

Como Citar

Monteiro, F. O. N. (2024). Representações de Portugal nos manuais de ensino primário cabo-verdiano (1975-1990). Práticas Da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, (17), 45–81. https://doi.org/10.48487/pdh.2023.n17.33132

Edição

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Artigos