Mundo, Estrutura e Jogo: um enquadramento dos jogos enquanto produtos, instrumentos e processos da investigação histórica
DOI:
https://doi.org/10.48487/pdh.2018.n7.22437Palavras-chave:
Videojogos, simulação histórica, instrumentos de pesquisa, História PúblicaResumo
O potencial dos jogos digitais históricos enquanto investigação académica tem sido discutido por um número pequeno mas crescente de autores (Clyde et al., Spring, Chapman, Carvalho, etc.). Até hoje, a maior parte deste trabalho centrou-se na validade dos jogos enquanto forma histórica académica. Este artigo avança o debate ao considerar o potencial dos jogos não apenas para as representações de dados e análises históricas, mas também enquanto medium de debate histórico. Apoiando-se no enquadramento descrito pelo académico Espen Aarseth, o artigo propõe que a natureza fundamental dos jogos poderia permitir a exploração e o questionamento de informações e argumentos. Através da qualidade interactiva do medium, ligado a uma abordagem historicamente crítica, os jogadores poderiam tornar-se não apenas observadores de um produto historiográfico, mas participantes do processo de debate histórico. Em última análise, o artigo argumenta que, embora os jogos nunca possam substituir monografias e outros trabalhos académicos, eles podem ser um importante contributo ao campo de estudos.