Mundo, Estrutura e Jogo: um enquadramento dos jogos enquanto produtos, instrumentos e processos da investigação histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48487/pdh.2018.n7.22437

Palavras-chave:

Videojogos, simulação histórica, instrumentos de pesquisa, História Pública

Resumo

O potencial dos jogos digitais históricos enquanto investigação académica tem sido discutido por um número pequeno mas crescente de autores (Clyde et al., Spring, Chapman, Carvalho, etc.). Até hoje, a maior parte deste trabalho centrou-se na validade dos jogos enquanto forma histórica académica. Este artigo avança o debate ao considerar o potencial dos jogos não apenas para as representações de dados e análises históricas, mas também enquanto medium de debate histórico. Apoiando-se no enquadramento descrito pelo académico Espen Aarseth, o artigo propõe que a natureza fundamental dos jogos poderia permitir a exploração e o questionamento de informações e argumentos. Através da qualidade interactiva do medium, ligado a uma abordagem historicamente crítica, os jogadores poderiam tornar-se não apenas observadores de um produto historiográfico, mas participantes do processo de debate histórico. Em última análise, o artigo argumenta que, embora os jogos nunca possam substituir monografias e outros trabalhos académicos, eles podem ser um importante contributo ao campo de estudos.

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Publicado

2018-12-01

Como Citar

Houghton, R. (2018). Mundo, Estrutura e Jogo: um enquadramento dos jogos enquanto produtos, instrumentos e processos da investigação histórica. Práticas Da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, (7), 11–43. https://doi.org/10.48487/pdh.2018.n7.22437

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Artigos