A Grande Aventura. Televisão, nacionalismo e as comemorações dos descobrimentos portugueses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48487/pdh.2019.n8.22396

Palavras-chave:

Nacionalismo , descobrimentos portugueses, descobrimentos portugueses, televisão, televisão, cultura audiovisual, cultura audiovisual, José Hermano Saraiva, José Hermano Saraiva

Resumo

Os programas televisivos de José Hermano Saraiva contribuíram para criar uma narrativa popular sobre a História de Portugal. Reconhecendo em devido tempo a importância da televisão como novo mediador da vida cultural, José Hermano Saraiva serviu-se das suas capacidades de comunicador para veicular uma história de pendor nacionalista e que privilegiava a síntese em vez da investigação de fundo. De natureza exploratória, este artigo pretende contornar a secundarização dos objectos audiovisuais na historiografia e avançar hipóteses interpretativas para o estudo da programação da Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses (CNCDP, realizada entre 1986 e 2002), encetando uma análise do programa televisivo “A Grande Aventura”. Não se pretende extrapolar a análise de um programa em concreto para considerações gerais sobre a programação da CNCDP, nem sugerir que o programa modificou a forma de divulgar a história da expansão portuguesa, mas antes apresentar uma nova forma de apreciar a mediatização da temática dos Descobrimentos no período democrático e pós-colonial e verificar como a performance de José Hermano Saraiva terá favorecido a sua popularização.

Downloads

Publicado

2019-06-01

Como Citar

Cardão, M. (2019). A Grande Aventura. Televisão, nacionalismo e as comemorações dos descobrimentos portugueses. Práticas Da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, (8), 17–47. https://doi.org/10.48487/pdh.2019.n8.22396

Edição

Secção

Dossiê: História das comemorações dos “descobrimentos portugueses”