1. Âmbito e objectivos
A Práticas de História é uma revista académica digital publicada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH-NOVA), com o apoio do Instituto de História Contemporânea e do CHAM – Centro de Humanidades. O principal objetivo da revista é promover a discussão em torno da teoria da História, Historiografia e dos Usos do Passado, publicando textos em português, inglês, espanhol ou francês. Na Práticas da História, os leitores podem aceder a artigos e ensaios submetidos a uma avaliação por pares em regime de anonimato. A revista publica, também, recensões críticas e entrevistas, bem como outros textos de formato variável. A revista concede igual relevo à investigação que relaciona a prática historiográfica com o domínio das humanidades e aos trabalhos que debatem a história no quadro das ciências sociais. Sem pretender delimitar rigidamente as suas áreas de interesse, a revista estimula a apresentação de trabalhos que:
- discutam questões metodológicas, estéticas e epistemológicas relativas à prática historiográfica;
- contribuam para a teoria e história da historiografia;
- analisem as relações entre a prática historiográfica e outros usos do passado;
A revista situa-se no domínio disciplinar da História, mas pretende submeter a um questionamento permanente as fronteiras que delimitam esse mesmo domínio – isto é, a revista não promove apenas a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade, como está também disponível para submeter a avaliação por pares investigações transdisciplinares, que extravasem as convenções estabelecidas por toda e qualquer tradição disciplinar. A revista aceita para avaliação trabalhos de investigadores qualquer que seja o seu grau académico ou afiliação institucional.
Os investigadores deste projeto editorial entendem a prática historiográfica como um modo de analisar o passado e de participar no tempo presente.
Não existe qualquer taxa de qualquer natureza para submissão e edição na revista Práticas da História: Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past.
A revista Práticas da História publica dois números anualmente (junho e dezembro).
3. Política de acesso aberto e Copyright
No intuito de promover a livre circulação do conhecimento, a Práticas da História funciona em regime de acesso livre (open access). Os autores detêm os direitos sobre os textos, permitindo a sua utilização, partilha e reprodução para fins não comerciais, nos termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). A revista Práticas de História encontra-se arquivada no RUN: Repositório da Universidade Nova. Encorajamos ainda todos os autores a procederem ao auto-arquivo dos seus artigos nos repositórios das respectivas instituições.
Se legal e eticamente possível, recomendamos também todos os autores a depositarem os dados relacionados com a sua investigação num repositório confiável durante o processo de submissão dos seus manuscritos, ou depois da sua aprovação. Podem ser considerados dados de investigação: a proposta de investigação; os relatórios submetidos a agências de financiamento; a descrição dos arquivos usados; tabelas, figuras ou informação estatística não usada no artigo; gravações ou transcrições de entrevistas orais. Todos os dados de investigação usados nos manuscritos que sejam públicos devem ser devidamente citados e referenciados.
Esta revista está registada como SHERPA/RoMEO Blue.
4. Preservação digital
Esta revista encontra-se digitalmente preservada através do serviço do Public Knowledge Project (PKP PN).
5. Estatutos e regulamento
Os Estatutos e Regulamento da revista podem ser consultados aqui.