Negações e silêncios: A memória da escravidão entre o manual escolar e o parlamento brasileiro

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DOI :

https://doi.org/10.48487/pdh.2023.n16.31038

Mots-clés :

Memória da escravidão, Consciência Histórica, Reparação, Manual Escolar, Racialização

Résumé

O artigo evidencia como os manuais escolares mantiveram ao longo de dois séculos uma narrativa com pouca variação no que tange à escravidão e à questão racial no Brasil, ao tempo que analisa as múltiplas influências recebidas e impostas, especialmente no campo político, no que se refere à constituição de uma memória da escravidão. O artigo questiona os efeitos da memória da escravidão transmitida nos manuais escolares sobre a consciência histórica das pessoas.

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Publiée

2023-08-07

Comment citer

Costa, A. A. (2023). Negações e silêncios: A memória da escravidão entre o manual escolar e o parlamento brasileiro. Práticas Da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, (16), 95–125. https://doi.org/10.48487/pdh.2023.n16.31038

Numéro

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