Nação e império: Agostinho da Silva e as festas do Espírito Santo

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DOI :

https://doi.org/10.48487/pdh.2017.n4.22982

Mots-clés :

Identidade nacional, festas do Espírito Santo, festas do Espírito Santo, cultura popular, cultura popular, império, império

Résumé

Agostinho da Silva é autor de uma obra diversificada e singular. Um dos aspectos mais conhecidos do seu pensamento relaciona-se com a interpretação profética que faz das festas do Espírito Santo com traço definidor da cultura portuguesa. Este artigo examina a “teoria do Espírito Santo” de Agostinho da Silva. Tenta mostrar que nela convergem temas como o medievalismo e o providencialismo, recorrentes nas reflexões das elites portuguesas sobre a identidade nacional. Mostra também como a sua “teoria do Espírito Santo” ecoa a primazia dada à cultura popular e ao império português no trabalho de tematização da identidade nacional. Por fim, relaciona a sua interpretação das festas com o peso que no imaginário nacional das elites têm os “mitos de eleição étnica” e o modo como, em muitos casos, estes se articulam com sentimentos de “ressentimento” nacional marcados pela crítica aos valores da modernidade.

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Publiée

2017-06-01

Comment citer

Leal, J. (2017). Nação e império: Agostinho da Silva e as festas do Espírito Santo. Práticas Da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, (4), 75–111. https://doi.org/10.48487/pdh.2017.n4.22982

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