A cidade do Rio de Janeiro (1808-1850) em dois tempos: uma proposta de mapa digital interativo para o ensino de História na educação básica

Autores

  • Roberta Martinelli e Barbosa Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.48487/pdh.2022.n14.28209

Palavras-chave:

Ensino de história, História digital, Cidade do Rio de Janeiro, Diáspora africana

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre a cultura digital e a história pública, articulando-as com as questões específicas do aprendizado escolar da História no tempo presente. Considerando a escola como espaço de produção de saberes, procuramos compreender de que forma a tecnologia digital vem sendo apropriada como metodologia em ações educativas no Ensino de História. Muitas dessas ações resultam na elaboração de produtos autorais que, na conjunção ensino-pesquisa, envolvem docentes e discentes e exploram as potencialidades de diálogo entre uma narrativa tanto midiatizada quanto didática da História. Um exemplo disso é o mapa digital interativo da cidade do Rio de Janeiro (1808-1850). O mapa interativo é o ponto de partida para o acesso a animações que buscam recuperar vivências de sujeitos históricos africanos(as) e afrodescendentes, escravizados e libertos, no cotidiano da cidade. As narrativas sobre essas vivências apresentam situações-problema que suscitam indagações socioculturais e contribuem para a elaboração da perspectiva histórica.

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Publicado

2023-04-19

Como Citar

Barbosa, R. M. e . (2023). A cidade do Rio de Janeiro (1808-1850) em dois tempos: uma proposta de mapa digital interativo para o ensino de História na educação básica. Práticas Da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, (14), 57–87. https://doi.org/10.48487/pdh.2022.n14.28209

Edição

Secção

Artigos