O Brasil medieval do sertão: A utopia escapista do país de São Saruê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48487/pdh.2020.n10.21825

Palavras-chave:

Literatura de cordel; arcaísmo; escapismo; Cocanha

Resumo

A observação atenta de um folheto de cordel brasileiro de mea- dos do século XX revela a presença de temas míticos que não podem ser creditados aos colonizadores portugueses. Na busca de suas origens, o método historiográfico dito regressivo permi- te identificar a sobreposição de cinco camadas culturais cujos materiais entraram na composição do texto. No nível mais pro- fundo, estão insuspeitas raízes medievais que penetraram no Nordeste brasileiro durante a ocupação holandesa. Com esses novos colonizadores chegaram os motivos mítico-literários do país da Cocanha, cuja função onírica e catártica manteve-se naquela região de características arcaizantes, podendo assim ser reelaborados séculos depois pelo poeta popular.

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

Franco Júnior, H. (2020). O Brasil medieval do sertão: A utopia escapista do país de São Saruê. Práticas Da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, (10), 15–44. https://doi.org/10.48487/pdh.2020.n10.21825

Edição

Secção

Artigos